Uma atriz, um baú, uma borboleta e uma conversa… é assim que se inicia Histórias Bordadas em Mim. Um convite para um chá acompanhado de tareco e pão doce, e assim vai se aninhavando as histórias reais, vividas pela atriz em diversos momentos de sua vida. Bebendo da fonte de uma pesquisa no povo Griot, vai através da narrativa e numa proposta de encenação enxuta, aninhavando acontecimentos de sua vida real e cotidiana e incluindo o público em suas histórias. Uma pausa para um chá, uma música e um mergulho nas histórias de alegrias, amor, dor, morte, vida e saudade…

Release do espetáculo

A peça Histórias Bordadas em Mim, da atriz Agrinez Melo. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez no dia 13 de agosto, em Petrolina, durante o festival Aldeia do Velho Chico. E fez curta temporada no espaço o Poste Soluções Luminosas em agosto(19,26) e setembro(02 e 09), logo após participou do projeto Estação das Artes (setembro de 2016)da IX Mostra Capiba de Teatro-Sesc Casa Amarela(outubro de 2016), do I Festival Alternativo Outubro ou Nada (outubro 2016) e em janeiro de 2017 participou do 23 janeiro de Grandes espetáculos . A obra é o primeiro trabalho solo da premiada artista que promete compartilhar fatos da própria vida com a plateia.

Em tempos de exposição pessoal em narrativas autobiográficas expostas no facebook e o surgimento deyoutubers, Agrinez Melo resolveu levar para o teatro um pouco desse universo e direcionar para uma linguagem leve e poética utilizando-se desse viés para as acentuações corporais. Na encenação, música e poesia ajudam a atriz narrar situações reais em tom aconchegante. São histórias da infância mescladas com momentos atuais, amores, dores e conquistas. Tudo isso para proporcionar um resgate no que há de mais humano: a fé no amor e a possibilidade de resignificar os acontecimentos vivenciados em um passado ainda presente, persistente. O espetáculo está fundamentado na aproximação das pessoas pela ancestralidade e oralidade. Acreditando que o gesto de contar histórias gera empatia. “As histórias narradas, tão minhas, também serão do outro, pois se assemelham a diversas pessoas. A peça pode ser uma possibilidade de mudar algo na vida, transformar um olhar, ou simplesmente um convite de partilha”. (Agrinez Melo)

Sobre a criação do espetáculo e a ousadia de artista

A produção da peça não contou com nenhum patrocínio público ou privado. Nesse projeto, a atriz, com trajetória de sucesso junto ao grupo O Poste Soluções Luminosas, dá o primeiro passo de forma independente. Ela experimenta outro tipo de proposta cênica e de interpretação, a qual se distancia do que o público está acostumado a ver. Assim, consegue se reinventar para além do Teatro Físico, estilo que embasou a sua prática como artista da cena nos últimos 8 anos.

O novo projeto desvela uma Agrinez empreendedora e multiartista. Além de intérprete, ela assume a produção, direção, dramaturgia, figurino e cenografia. A encenação inova na relação com os demais profissionais envolvidos, que estão presentes no projeto como consultores. Exemplo disso é a dramaturga Ana Paula Sá que assume a função de assessora em dramaturgia. Outros nomes de peso da cena local como Samuel Santos, Quiercles Santana e Nazaré Sodré também se unem como consultores do projeto.

Ficha técnica

Atuação, Produção, Dramaturgia, Figurino, Cenografia e Direção: Agrinez Melo
Assessoria em Dramaturgia: Ana Paula Sá
Assessoria em Direção: Naná Sodré, Quiercles Santana e Samuel Santos
Concepção Musical: Cacau Nóbrega e Talles Ribeiro
Execução da Sonoplastia: Talles Ribeiro
Assessoria em toadas: Maria Helena Sampaio (YaKêkêrê do Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloyá)
Maquiagem: Vinicius Vieira
Execução Figurino: Agrinez Melo e Vilma Uchôa
Aderecista: Álcio Lins
Cenotécnico: Felipe Lopes
Assistente de produção: Nayara Oliveira
Designer: Curinga Comuniquê
Filmagem do espetáculo na integra: I Pele Ti O Dun( Talles Ribeiro)
Fotografia: Rubens Henrique

 

Registro das nossas aulas nessas duas semanas que se passaram no curso de Figurino e Maquiagem:Aprimorando Conhecimentos na Composição dos Personagens.Incentivo do FUNCULTURA e realizado pela DoceAgri

Professora de Figurino:Agrinez Melo

Professor de Maquiagem:Vinicius Vieira

Monitoria:Darley Ravanelly

Foto:Talles Ribeiro

Assessoria de Imprensa: Cleyton Cabral

 

LISTA DOS SELECIONADOS – CURSO FIGURINO E MAQUIAGEM 2019

Cerca de 60 pessoas se inscreveram no curso FIGURINO E MAQUIAGEM: APRIMORANDO CONHECIMENTOS NA COMPOSIÇÃO DO PERSONAGEM, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do Funcultura. Agradecemos a participação de todos os interessados e divulgamos a lista dos selecionados:
ADNNA MARÍLIA DA SILVA FERNANDES

ALINE GIZELDA BEZERRA GOMES

ANA KAROLYNE DA SILVA CORREIA

ANGÉLICA CRISTINA SILVA DE SOUZA

ARTHUR MARINHO CARNEIRO DA SILVA

BÁRBARA VANESSA GOMES DOS SANTOS

CLÁUDIO ARAÚJO DA SILVA

CLEZIA DA SILVA MARIANO

CRISTINA MARIA DA ROCHA CUNHA

EMMANUEL CASTRO DE PAIVA

ELYANE CAVALCANTI DOS REIS

ÉLYDE REGINA DE SANTANA

GABRIELA LOPES JANEIRO DURÁN

GABRIELLE SUAMY GOMES CAMPELO

HEMERSON DE MOURA

JOSÉ GOMES DE SOUZA NETO

JUAN DIEGO ROQUE DE SOUZA

LAYS LUCAS PIRES

MARCILENE DOS PRAZERES COSTA

MAYK SWEL MOURA FERREIRA

MICHELLE MARIA BARBOSA LIMA

NEZILDA DA SILVA GOMES DO ESPÍRITO SANTO

OLUYIÁ FRANÇA DE MORAIS

OTHON GIBSON SILVA DE BRITO

RAÚLE PLUMA DE SOUZA

RUAN DIEGO DA SILVA

THIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS

WISLEYDSON SANTANA PEREIRA DA SILVA

YASMMYN REGINNA NEJAIM LINS

YOHANI HESED BARROS LINS
Os candidatos foram selecionados levando em consideração o desenvolvimento profissional em consonância com a área a ser estudada e a busca pela profissionalização no setor das artes visuais para espetáculos cênicos. O foco do curso é empreendedorismo para a autonomia no trabalho artístico, com elaboração de plano de negócio, e consequentemente, a promoção da economia criativa no estado de Pernambuco.

Os alunos selecionados deverão participar pontualmente e assiduamente das aulas, as quais terão inicio nesta quarta-feira (28/08/2019), ás 14h, no Espaço O Poste Soluções Luminosas (Rua da Aurora, 528, Bairro da Boa Vista).

As aulas acontecem todas as segundas,quartas e sextas.Iniciando dia 28/08/19 ate dia 28/09/19

alunos desistentes ou ausentes serão substituídos pela lista de alunos suplentes.

No mais sejam bem vindas/vindos!

TEATRO COM ACESSIBILIDADE

Acreditar no teatro acessível e viabilizar meios e parcerias para que a acessibilidade torne-se uma prática e não só uma teoria.