FORMAÇÃO – OFICINA DE MAQUIAGEM E FIGURINO

A oficina surgiu da necessidade de uma formação acessível e mais completa em relação aos elementos da encenação teatral.

Unir figurino e maquiagem através de um conceito cênico foi o que se trabalhou em 40 horas de aula entre os meses de fevereiro e março deste ano(2017). O resultado foi a união de linhas agulhas e costuras e cores, contornos e estudos do rosto, juntos em cena. Sendo assim Um Primeiro Olhar para os Elementos de Composição do Personagem.

O curso de iniciação ao figurino e maquiagem com proposta inclusiva foi direcionado para maiores de 16 anos. Onde o principal objetivo foi incluir pessoas com e sem experiência no universo dos elementos de composição do personagem, valorizando a formação artística e criação de possibilidades de emprego e renda.

A abordagem sobre figurino foi ministrada por Agrinez Melo, professora, pesquisadora, atriz, figurinista, light designer. E abordou em seu conteúdo programático, a origem da indumentária e suas influências no universo do teatro e da moda; Anatomia Corporal e Criação de Croquis; Estudos de Cores e Harmonia na Vestimenta; Criação de Conceito de figurino, etc.

Para adentrar no universo da maquiagem, o ministrante foi Vinicius Vieira. Ator, maquiador, professor, jornalista e crítico de teatro que trouxe como estudos e provocações o conceito de maquiagem, anatomia facial, fisiognomonia do rosto, cores e harmonia na caracterização de maquiagem para teatro, etc.

Ficha Técnica
Professores/Oficineiros: Agrinez Melo e Vinicius Vieira
Monitoria: Nayara Oliveira
Equipe de Coordenação em Acessibilidade Comunicacional: VouVer Acessibilidade
Fotografia: Rafael Silas
Assessoria de Imprensa: Alessandro Moura
Design Gráfico: Curinga Comuniquê

Registro das nossas aulas nessas duas semanas que se passaram no curso de Figurino e Maquiagem:Aprimorando Conhecimentos na Composição dos Personagens.Incentivo do FUNCULTURA e realizado pela DoceAgri

Professora de Figurino:Agrinez Melo

Professor de Maquiagem:Vinicius Vieira

Monitoria:Darley Ravanelly

Foto:Talles Ribeiro

Assessoria de Imprensa: Cleyton Cabral

 

LISTA DOS SELECIONADOS – CURSO FIGURINO E MAQUIAGEM 2019

Cerca de 60 pessoas se inscreveram no curso FIGURINO E MAQUIAGEM: APRIMORANDO CONHECIMENTOS NA COMPOSIÇÃO DO PERSONAGEM, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do Funcultura. Agradecemos a participação de todos os interessados e divulgamos a lista dos selecionados:
ADNNA MARÍLIA DA SILVA FERNANDES

ALINE GIZELDA BEZERRA GOMES

ANA KAROLYNE DA SILVA CORREIA

ANGÉLICA CRISTINA SILVA DE SOUZA

ARTHUR MARINHO CARNEIRO DA SILVA

BÁRBARA VANESSA GOMES DOS SANTOS

CLÁUDIO ARAÚJO DA SILVA

CLEZIA DA SILVA MARIANO

CRISTINA MARIA DA ROCHA CUNHA

EMMANUEL CASTRO DE PAIVA

ELYANE CAVALCANTI DOS REIS

ÉLYDE REGINA DE SANTANA

GABRIELA LOPES JANEIRO DURÁN

GABRIELLE SUAMY GOMES CAMPELO

HEMERSON DE MOURA

JOSÉ GOMES DE SOUZA NETO

JUAN DIEGO ROQUE DE SOUZA

LAYS LUCAS PIRES

MARCILENE DOS PRAZERES COSTA

MAYK SWEL MOURA FERREIRA

MICHELLE MARIA BARBOSA LIMA

NEZILDA DA SILVA GOMES DO ESPÍRITO SANTO

OLUYIÁ FRANÇA DE MORAIS

OTHON GIBSON SILVA DE BRITO

RAÚLE PLUMA DE SOUZA

RUAN DIEGO DA SILVA

THIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS

WISLEYDSON SANTANA PEREIRA DA SILVA

YASMMYN REGINNA NEJAIM LINS

YOHANI HESED BARROS LINS
Os candidatos foram selecionados levando em consideração o desenvolvimento profissional em consonância com a área a ser estudada e a busca pela profissionalização no setor das artes visuais para espetáculos cênicos. O foco do curso é empreendedorismo para a autonomia no trabalho artístico, com elaboração de plano de negócio, e consequentemente, a promoção da economia criativa no estado de Pernambuco.

Os alunos selecionados deverão participar pontualmente e assiduamente das aulas, as quais terão inicio nesta quarta-feira (28/08/2019), ás 14h, no Espaço O Poste Soluções Luminosas (Rua da Aurora, 528, Bairro da Boa Vista).

As aulas acontecem todas as segundas,quartas e sextas.Iniciando dia 28/08/19 ate dia 28/09/19

alunos desistentes ou ausentes serão substituídos pela lista de alunos suplentes.

No mais sejam bem vindas/vindos!

TEATRO COM ACESSIBILIDADE

Acreditar no teatro acessível e viabilizar meios e parcerias para que a acessibilidade torne-se uma prática e não só uma teoria.